Review Sony h.ear Go SRS-HG1: a coluna de David com som de Golias


shadow
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInShare on TumblrTweet about this on TwitterEmail this to someone

Quem é dos anos oitenta lembra-se do gajo com o leitor de cassetes de deck duplo às costas, uma dúzia de pilhas AA lá enfiadas, quilos de potência e decibéis capazes de ecoar na vizinhança ou ensurdecer um autocarro escolar. Iron Maiden, Metallica, Manowar a bombarem escandalosamente alto em leitores escandalosamente volumosos. Eram os nossos tesouros inseparáveis, um agregador dos melhores e mais loucos grupos de gente nas viagens escolares, nas festas.

Quase duas décadas depois, quem adivinharia que todo o poder dos duplos deques estaria contido numa pequena coluna capaz de caber em qualquer sacola, na mão mesmo?

A Sony h.ear Go SRS-HG1 é a mais recente incursão da Sony no áudio Hi-Res portátil, e alia um som mais do que interessante a incontáveis opções de conectividade.

 

Principais características

sony-srs-hg1-bluetoothA Sony H.ear Go SRS-HG1 surpreende muito depressa pelo peso inusitado num dispositivo deste tamanho, uma clara indicação da qualidade de construção, da capacidade da bateria e da parafernália de equipamentos áudio a bordo.

Temos, afinal dois tweeters e dois radiadores passivos, num dispositivo de solidez palpável e qualidade de construção muito interessante. A concha tem um acabamento aveludado e um pormenor interessante é a possibilidade de remover a grelha frontal, para limpar se quisermos, mas principalmente para apreciarmos o áudio a fazer o seu trabalho.

A magia mais importante talvez esteja, no entanto, longe da vista. A Sony SRS-HG1 vem com um LDAC que permite o streaming de áudio de alta resolução via Bluetooth a partir de dispositivos com tecnologia compatível. Em essência, um LDAC permite ao Bluetooth transmitir significativamente mais dados do que o bluetooth normal, de forma que a música não tem que ver a sua resolução reduzida e pode manter a máxima qualidade.

  • Conectividade Bluetooth com NFC de um toque
  • Bateria até 12 Horas
  • Compatível com Wi-Fi e Google Cast
  • Potência 2x12W
  • Minitomada estéreo, Micro USB

 

Qualidade de som

Desde logo, a SRS-HG1 mostra uma excelente capacidade de emissão, com decibéis suficientes para abafar uma pequena sala.

No entanto, o som é razoavelmente brando, sem coice que impressione. Nem o baixo bate, nem as altas frequências se diferenciam, e o som parece simplesmente abafado.

Instintivamente, pressionamos o botão Extra Bass e é aí que a H.ear Go ganha vida e textura, com uma diferenciação entre as frequências e texturas razoavelmente ricas. O som sai da coluna com claro músculo e serve muito bem áudio musical, filmes ou jogos.

Gostaríamos apenas que o baixo fosse mais sólido, notando-se alguma vibração no diafragma que transforma as frequências mais baixas numa reverberação, em vez de um baque.

Globalmente, no entanto, o som é muito surpreendente para um dispositivo destas dimensões e a vocação para animar uma festa está lá na íntegra, graças a amplas opções de conectividade.

 

Conectividade

A conectividade é o ponto onde a Sony SRS-HG1 ganha vida. Com a excepção das festas, testamos praticamente tudo. É que somos mais de introspecção que de festas.

Ligado ao portátil para incrementar apreciavelmente a qualidade de som, ao telemóvel, televisão ou projector, a SRS-HG1 alinhou em tudo.

A configuração nem sempre é a mais fácil, em virtude de termos diversas funções sem ecrã e tudo se comunicar com códigos de luzinhas a piscar. O normal, certo?

Para conexão com o telemóvel, o Bluetooth é suficiente, com a app SongPal a não ser totalmente intuitiva em termos de utilização estritamente áudio, mas a mostrar utilidade para configurar a coluna sem termos de lhe aceder directamente. Isto significa transmitir excelente música sem termos de ter a coluna sempre perto de nós.

Já se quisermos disfrutar de áudio superior enquanto vemos um filme, o melhor é estabelecer uma ligação física.

 

Conclusão

A Sony h.ear go SRS HG1 é uma montra de quão completo e interessante se tornou o áudio portátil. A pequena coluna permite-nos aumentar apreciavelmente a qualidade do som da nossa TV ou computador, numa festa, numa apresentação ou numa sessão de cinema com amigos.

A sua portabilidade significa que não ficamos limitados a um local ou momento, e as suas dimensões significam som denso, intenso e volumoso sem termos de reservar um espaço desproporcional na nossa secretária. É por isso uma coluna ideal para escritórios domésticos e espaços pessoais onde cada centímetro é precioso.

Através da ligação entre várias colunas, podemos mesmo criar um verdadeiro sistema de áudio compacto nas diversas divisões da casa!

Para quem quer máxima performance sem penalização de espaço disponível ou ficar preso a um único local, a Sony h.ear go SRS HG1 oferece um número invejável de funcionalidades, e o som que emite é inquestionavelmente mais arrojado do que as suas dimensões compactas permitiriam adivinhar: o áudio de alta resolução não é apenas um nome e nota-se. Esta coluna é espectacular.

Veredicto
Relação preço-qualidade: 4
Design: 4.5
Funcionalidade: 4.5
Conectividade: 4
Qualidade de som: 3.7

4.1

Excelente
A Sony SRS HG1 é ideal para quem necessita de dimensões compactas e portabilidade sem comprometer o som para lá do aceitável para quem ama seriamente a qualidade da sua música.

Votação dos Utilizadores: 2 (1 votos) Obrigado. O seu voto ficou registado.

Autor

Marco Trigo
Marco Trigo

Fotógrafo e paixonado pela divulgação das novidades no mundo da fotografia e pela aprendizagem constante no contacto com novas tecnologias

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *