Guia: Como tornar o seu Windows 10 mais rápido

141432
0
Share:

As dicas sobre otimização dos sistemas operativos Windows são recorrentes, e, em muitos casos, são iguais para as ultimas versões dos sistemas da Microsoft, em particular desde que saiu o Windows 7.

O Windows 10 não é exceção e hoje vamos voltar a dar aqui algumas pequenas dicas de como tornar o ultimo sistema operativo da Microsoft um pouco mais rápido, algo que pode ser útil, em particular, quando instalado em maquinas com recursos mais modestos.

Para começar, no explorador, clique com o botão direito do rato no icon do “O meu computador” e selecione “Propriedades” (em alternativa pressione a tecla WIN e a tecla Pause/Break). Agora que já abriu a janela de propriedades do computador, escolha a opção “Configurações avançadas do sistema” que está no painel da esquerda. Clique de seguida em “Configurações” no campo “Desempenho”.

Na próxima janela, que surgirá de seguida, podemos desativar algumas opções visuais que podem ajudar a libertar processador e gráfica. Estas opções estão presentes na tab “Efeitos Visuais”, desative-as conforme a configuração do seu equipamento: 1Sugerimos apenas que deixe as seguintes  :

  • Abrir as caixas de combinação
  • Mostrar miniaturas em vez de ícones
  • Usar fonte de tela com cantos arredondados
2

No entanto, o utilizador pode sempre personalizar e escolher quais os efeitos visuais que mais lhe agrada. No nosso entender, estas são as três opções que podem ser mais relevantes e oferecem uma boa experiencia de utilização do Windows 10 e que ajudam a garantir uma boa performance do sistema.

Feito isto vamos continuar. Abra o Windows Explorer e navegue até à opção “Ficheiro” ->” Alterar opções de pasta e pesquisa“, seguido de clique no tab “Modo de exibição”.

Desative as seguintes opções :
* Exibir informações sobre o tamanho dos arquivos nas dicas de pasta
* Ocultar as extensões dos tipos de ficheiros conhecidos
* Exibir arquivos NTFS criptografados e compactados em cores
* Mostrar descrição pop-up para pastas e itens da área de trabalho
3Agora digite msconfig na caixa de pesquisa presente no Menu Iniciar. Vá à tab “Inicialização do sistema”, e antes de clicar em “Opções avançadas”, de um visto no campo que diz “Nenhuma GUI na inicialização do sistema” para que não seja carregada a animação de arranque do sistema, desta forma o início do sistema operativo vai ficar ainda mais rápido.

4 Agora clique então no botão “Opções avançadas” e na janela que se segue e onde diz “Numero de processadores” (caso use um processador dual-core ou quad-core) escolha o número máximo de processadores que têm na lista, deste modo vamos distribuir as tarefas pelo numero de “núcleos” presentes no seu processador.
5Outra forma de otimizarmos o arranque do computador, é eliminar algumas aplicações do arranque do Windows, e que por vezes não são necessárias. Para isso, e sem que saia do msconfig, vá até ao tab Inicialização de Programas e abra o Gestor de tarefas. Agora, basta que desative as aplicações que não são necessárias para o arranque, por exemplo, o Steam, o Spotify, etc. Finalize com um clique no botão OK.
6Para finalizar, se seguir estas dicas, verá de imediato ganho no desempenho do seu sistema operativo Windows 10, no entanto, é ainda recomendado os seguintes “cuidados”:
*Desfragmentar o seu disco rígido com regularidade

* Se possivel troque o seu HDD por um SSD
* Instale somente o software necessário
* Use a última versão dos drivers para o seu hardware
* Mantenha o seu Windows atualizado
* E já agora, porque pensamos que é importante, ter instalado um bom antivírus…

Share:
João Fernandes

Leave a reply